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segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Como avaliar um profissional de TI

 A avaliação de funcionários é uma tarefa muito delicada.
Com grande quantidade de funções e suas características particulares, tornar enorme as possíveis variáveis dessa tarefa.

 Por exemplo, medir apenas a produtividade em TI já não é uma tarefa trivial. 
Não existe uma fórmula simples, como contagem de peças produzidas ou número de mesas atendidas, etc.

 Nesse cenário muitas empresas optam pela comparação. O funcionário A produz uma determinada quantidade de código a mais que funcionário B . Logo o funcionário A é produtivo.

Mas essa comparação esconde um problema. Ambos os funcionário podem estar com problema de produtividade.
Nesse post apresento algumas dicas para ajudar na avaliação de funcionários

Pense como cliente
Toda área, departamento ou profissional na empresa tem um cliente.
A produção é cliente da expedição e assim por diante.
Então ninguém melhor para dar a opinião do seu trabalho que o cliente.

Como o cliente vê as entregas da sua equipe?
Entrega no prazo? Entrega o que foi pedido? Avisa de possíveis problemas?
Avisa antes quando vai atrasar?

Essas questões são bem importantes para o cliente. Então a primeira dica é pensar como cliente.

Defrontar o trabalho do profissional versus a expectativa do cliente.

Comprometimento
Lembra-se da história da galinha e do porco no processo do café da manhã.
A galinha entra com os ovos e o porco com o bacon.
Logo a galinha participa do processo o porco, no entanto está envolvido no processo.

O seu colaborador participa ou está envolvido no processo?
É reativo só faz o que mandam? Não se antecipa aos problemas? 
Não questiona quando esta sendo pedido para fazer algo que parece absurdo?

Flexibilidade
O tempo passa, as pessoas mudam, as necessidades mudam.
Mais tem pessoas que duvidam disso. Não suportam mudanças, acredita que as mudanças sempre atrapalham.

Obviamente as mudanças precisam ser controladas, verificado o risco e tudo mais.
Mais o fato é que os projetos sempre mudam. Como seu funcionário encara a mudança no dia a dia?

Qualidade
É preciso realizar um trabalho com qualidade? Mais o que é qualidade?
Segundo a ISO: “grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”.
Segundo o PMBOK “a totalidade de características de uma entidade que a torna capaz de satisfazer necessidades declaradas ou implícitas”.

Enfim qualidade é fazer o que pediram no tempo, custo e prazo estipulado.
Seu funcionário faz isso?

Espero que com essas dicas ajude a você há ter parâmetros para avaliar o desempenho da sua equipe.

Forte abraço até a próxima.



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