Inscrever-se para atualizações grátis!

domingo, 28 de julho de 2013

Como levantar requisitos de software de um domínio desconhecido

A tarefa de levantar requisitos é muito delicada e que requer muita atenção. Dessa etapa são impactos o prazo e o custo do projeto, dai se vê a importância dessa etapa de projeto. 

O problema é que boa parte dos domínios das aplicações são específicos, ou seja, não são o cadastros de clientes que são aprendidos na faculdade. Nesse post apresentamos alguns passos para superação dessa etapa: como levantar requisitos de software de um domínio desconhecido

1. Conheça o negócio
Pesquise artigos sobre o domínio de negócio do cliente. Não pergunte somente para o cliente sobre o produto. Mais como funciona o ramo de atividade, que leis regulamentam, monte um dicionário de termos. Isso será muito útil no entendimento de cada requisito do cliente.

2. Compartilhe informações
Monte um repositório coma todas as informações do negócio do cliente, onde todos do projeto tenham acesso. Faça reunião onde seja transmitido uma visão geral do domínio do projeto.

3. Envolvidos no projeto devem verificar as informações
Não só o analista de requisitos deve conhecer os escopo e domínio do projeto, mais sim todos os envolvidos. Um programador com um conhecimento do negócio pode descobrir uma falha em um caso de uso, por exemplo.

4. Desenvolva uma reunião de brainstorm com os envolvidos do projeto
A vantagem de fazer um brainstorm com todos os envolvidos do projeto é que temos diversos, pontos de vista: de implementação, documentação e teste. Diz o ditado "Duas cabeças pensa melhor que uma". Nessa reunião problemas podem ser antecipados e rotinas mais complexas podem ser mais detalhadas com o cliente, antecipando a descoberta de problemas e até mesmo evitando-os.

5. Documente o resultado da reunião de brainstorm 
Muitas vezes é descoberto coisas ótimas em reuniões, mais como não se documenta acaba se perdendo a descoberta do problema ou da solução. A grande vantagem da documentação das reuniões e garantir soluções não sejam perdidas.

Referências:
http://engenhariasoftware.wordpress.com/2010/09/09/treinar-para-levantar-requisitos/#comment-1828

Compartilhar esta postagem!!
SOCIALIZE →
COMPARTILHE →
Powered By: BloggerYard.Com

0 comentários:

Postar um comentário